PL de São Paulo mira Sikêra Júnior como novo puxador de votos para 2026
- Redação

- 2 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Com perda de suas principais estrelas eleitorais, partido busca renovar bancada e vê no apresentador bolsonarista um nome popular para fortalecer a disputa.

O PL de São Paulo intensificou a busca por nomes competitivos para as eleições de 2026 e já iniciou conversas com o apresentador Sikêra Júnior, conhecido nacionalmente por sua defesa do ex presidente Jair Bolsonaro e por comandar programas policialescos de grande audiência. A sondagem ocorre em meio à necessidade urgente do partido de encontrar novos puxadores de votos após a saída e o afastamento de figuras que foram fundamentais no pleito de 2022.
Natural de Pernambuco, Sikêra se tornou um fenômeno midiático à frente de um programa policial em Manaus e consolidou sua imagem entre o público conservador durante a pandemia. Hoje, apresenta o programa “Alerta” na TV A Crítica, no Amazonas, enquanto negocia uma possível mudança de emissora, um ponto que pode interferir nas tratativas com o PL paulista.
Mesmo assim, as conversas seguem em andamento. Esta não é a primeira vez que o apresentador desperta interesse no meio político: o União Brasil já havia sondado Sikêra para uma possível filiação e candidatura ao Governo do Amazonas, mas as negociações não avançaram. A reportagem ainda tenta contato com o apresentador, que permanece com espaço aberto para manifestação.
Crise de puxadores de voto no PL
O movimento em direção a Sikêra ocorre porque o PL não poderá contar em 2026 com os principais responsáveis pela expressiva votação obtida em 2022. A deputada Carla Zambelli, campeã de votos com 946 mil sufrágios, está presa na Itália e deve perder o mandato. Eduardo Bolsonaro, segundo mais votado com 742 mil votos, vive nos Estados Unidos, tornou se réu no Supremo Tribunal Federal por coação e, caso concorra, deve mirar o Senado ou até mesmo a Presidência da República.
Além disso, Ricardo Salles e Guilherme Derrite, também entre os mais votados do partido no último pleito, deixaram a legenda rumo ao Novo e ao Progressistas, respectivamente. A combinação de ausências e mudanças internas obrigou o PL a reorganizar sua estratégia.
Atualmente, entre as apostas para manter força eleitoral em São Paulo em 2026 estão os vereadores Lucas Pavanato e Zoe Martinez, além de Renato Bolsonaro, irmão do ex presidente. A legenda tem hoje 18 deputados federais pelo estado, e obteve em 2022 um total de 5,1 milhões de votos, sendo 2,5 milhões concentrados apenas nos quatro maiores puxadores, que não estarão disponíveis no próximo pleito.
Com este cenário, Sikêra Júnior surge como opção para recompor o capital eleitoral do partido e ajudar a fortalecer a bancada paulista no Congresso. O PL segue em tratativas enquanto aguarda o desfecho das negociações do apresentador com a televisão, fator decisivo para uma eventual candidatura em 2026.







Comentários